O microagulhamento, ou terapia de indução percutânea de colágeno, é um método que se caracteriza por múltiplas perfurações na pele com pequenas agulhas para tratar rugas, estrias, melasma, cicatrizes atróficas e outros. O trauma provocado pela agulha deve atingir a profundidade de 1 a 3 mm, preservando a epiderme, acompanhadas de edema da área tratada e hemostasia praticamente imediata.
O comprimento da agulha utilizada no procedimento é proporcional à intensidade das reações do processo de cicatrização. É um procedimento técnico onde o domínio da técnica, bem como a familiarização com o aparelho de microagulhamento, são fatores que influenciam no resultado final.
Na maioria dos protocolos, as sessões podem ser feitas com intervalo de dois meses. São obtidos resultados excelentes a partir da 3ª sessão, que dura em média 90 minutos – considerando os 40 minutos de espera do efeito do anestésico.
Há provas científicas de que o procedimento com agulhas também estimula a revascularização, repigmenta as marcas estriadas e preenche as cicatrizes de acne, sendo um procedimento adequado para diferentes patologias dermatológicas.