fbpx

face

Orelha (Otoplastia)

O que é a otoplastia?  

Também conhecida como cirurgia plástica das orelhas, a otoplastia é uma cirurgia capaz de “consertar” aquelas orelhas que são estruturalmente malformadas — e, desta forma, melhorar aspectos como formato, posição, angulação e até assimetria das orelhas do paciente. O procedimento também contribui para o maior equilíbrio no que se refere à proporção entre as orelhas e a face do paciente.  

Dentre outras questões, a otoplastia repara a famosa “orelha de abano”, por exemplo — situação em que as orelhas ficam proeminentes, mais salientes ou mais abertas. 

Para quem é indicado o procedimento?  

A cirurgia das orelhas é indicada a quem encontra-se insatisfeito ou incomodado com o formato dessa parte do corpo, visto que ela é eficiente para corrigir deformidades na região — sejam alterações de nascimento, sejam por conta de algum tipo de traumatismo ou lesão. Ou seja, a técnica funciona, por exemplo, para quem possui: 

  • Orelhas proeminentes (“de abano”); 
  • Deformidades de nascença nas orelhas ou em decorrência de traumas;  
  • Assimetrias ou lesões nessa região do corpo.  

 

Vale destacar que, se houver indicação médica nesse sentido, a cirurgia plástica das orelhas pode ser feita ainda na infância — a partir de cerca de seis ou sete anos de idade, quando a orelha já está totalmente formada.  

Como é realizada a otoplastia?  

Nesse procedimento, a incisão costuma ser realizada atrás da orelha, por onde o cirurgião trabalha conforme a necessidade de cada paciente. Pode ser feita a retirada do excesso de pele, por exemplo, e o ligamento da cartilagem — ou, mesmo, a retirada de parte da cartilagem, caso a finalidade seja diminuir o tamanho da orelha. 

Qual a duração da cirurgia?  

A otoplastia costuma durar em torno de uma hora.  

Quanto tempo leva para ver o resultado definitivo da técnica?  

Os primeiros resultados do procedimento podem ser observados logo após a otoplastia — o resultado final, contudo, aparece em cerca de três meses 

Como é o pós-operatório da cirurgia plástica das orelhas?  

A boa recuperação e os melhores resultados da otoplastia só são possíveis se o paciente seguir à risca todas orientações médicas. Dentre elas, destacam-se:   

  • Permanecer com a cabeça protegida com faixas nas primeiras 48 horas depois da cirurgia;  
  • Seguir usando uma faixa de malha compressiva pelos próximos 30 dias;  
  • Evitar atividades físicas no primeiro mês após a cirurgia plástica das orelhas;  
  • Evitar a exposição ao sol e ao frio por pelo menos 30 dias; 
  • Não faltar às consultas de retorno.  

 

O paciente pode retornar à rotina em cerca de uma semana após a realização da técnica. E cerca de um mês após, pode ser realizada atividade física. 

Qual o preço da otoplastia? 

Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é proibido divulgar os preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.  

Para acessar mais informações ou para saber o preço da otoplastia, agende uma consulta agora mesmo: 

 

AGENDAR CONSULTA   

Dra. Silvia Forster - Cirurgiã Plástica

Agende uma
consulta e eleve
sua autoestima!

Agendamento através do nosso formulário de contato, telefone ou no botão do WhatsApp do site.
foto-silvia
Quer receber novidades?
Inscreva-se para receber informações sobre beleza e bem-estar através da Newsletter.