Os procedimentos estéticos estão cada dia mais eficientes, garantindo excelentes resultados e segurança.
O que é muito bom. Afinal, o processo natural de envelhecimento contribui para o surgimento de marcas do tempo e, muitas vezes, elas podem ser acompanhadas de insegurança.
Por isso, os procedimentos estéticos têm sido cada vez mais buscados, de modo a manter a jovialidade e também a elevar a autoestima. Independentemente da faixa etária em que a pessoa está.
No post de hoje, você vai conferir os principais procedimentos estéticos realizados de acordo com cada fase da vida. Por isso, continue a leitura para entender qual o mais indicado para você!
Alimentação e hábitos adequados ajudam a manter a pele saudável
Muitas situações diárias, bem como alguns hábitos, prejudicam a saúde de nossa pele. Entre eles radiação solar, poluição, cigarro, álcool, noites mal dormidas, estresse…
Por isso, se você deseja ter uma pele bonita em todas as fases de sua vida, além de procedimentos estéticos, é essencial evitar o tabagismo, bebida em excesso e ainda:
- Ter sono de qualidade – uma noite bem dormida mantém o cortisol, também chamado de hormônio do estresse, sob controle. Além disso, o processo de renovação celular fica acentuado, ajudando a reequilibrar o desgaste diário da pele. Enquanto você dorme, o sistema imunológico se fortalece e a melatonina age, proporcionando maior neutralização dos radicais livres;
- Beber de 2/3L de água por dia – pele desidratada fica áspera, opaca e sem vida, potencializando o surgimento de rugas e marcas de expressão. Em contrapartida, a hidratação evita o ressecamento, deixa a pele mais firme e viçosa;
- Alimentação equilibrada e saudável – alguns alimentos combatem inflamações, ativam a circulação sanguínea e são fontes de vitamina que estimulam a renovação da pele. E ajudam a manter a elasticidade e firmeza da pele. Inclua verduras, legumes e frutas no cardápio, bem como fontes de colágeno – carnes e gelatina são boas pedidas.
Vale lembrar que o intestino em pleno funcionamento também é essencial para uma pele bonita. Assim como exposição solar, com a devida proteção, por cerca de 10 minutos (3 vezes/semana) para manter os níveis adequados de vitamina D.
Por fim, nunca é demais frisar: esses cuidados com a pele são para homens e mulheres!
Procedimentos estéticos: saiba quais os principais de acordo com cada idade
Com o passar dos anos, o corpo sente os efeitos naturais do envelhecimento. A pele sofre com a diminuição da produção de colágeno, tornando-se mais flácida.
Além disso, manchas podem começar a aparecer, devido à longa exposição solar e também inflamações prévias.
Porém, antes de realizar uma cirurgia plástica, existem tratamentos eficientes. Sendo assim, separamos os procedimentos estéticos de acordo com cada faixa de idade.
Veja esse roteiro e entenda como cuidar dos efeitos causados pela ação do tempo. E saiba: quanto antes começar, melhor!
A pele antes dos 30 anos
Antes dos 30 anos, a pele ainda não está em processo de envelhecimento. Mas isso não significa que ela dispense cuidados.
Muito pelo contrário, quando falamos em manter a jovialidade do rosto, prevenção é essencial. Assim, quanto antes forem iniciados os cuidados, melhor.
O ideal é procurar um profissional para avaliar o tipo de pele, quais as necessidades e prescrever uma rotina adequada para as características de cada paciente.
No entanto, de modo geral, nessa fase não é preciso tratamentos estéticos. Os principais cuidados da pele de 20 a 30 anos são:
- Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete adequado para o tipo de pele, usando água fria e secando com uma toalha macia;
- Usar maquiagem de qualidade e de acordo com o tipo de pele;
- Retirar a maquiagem ao final do dia, usando um produto específico para isso;
- Sempre usar filtro solar e hidratante indicados por profissionais;
- Realizar tratamento para acne, se for preciso.
30 anos: procedimentos estéticos preventivos
Dos 30 aos 40 anos, os tratamentos estéticos são preventivos, proporcionando uma aparência mais jovial.
É por volta dos 30 anos que surgem as olheiras, resultado da reabsorção da gordura ao redor dos olhos.
Por isso, o microagulhamento e o preenchimento dessa área são dois procedimentos estéticos indicados para essa idade.
Com o surgimento de algumas rugas, a aplicação de toxina botulínica também traz excelentes resultados. Já o bioestímulo de colágeno, serve para prevenção do envelhecimento.
40 anos: procedimentos estéticos no período da menopausa
As maiores diferenças podem ser notadas a partir dos 40 anos, com a proximidade da menopausa, principalmente na estrutura e elasticidade da pele.
A partir dessa idade, a perda óssea facial ocorre de forma mais acelerada, por isso, a flacidez é mais evidente.
Nesse período, os procedimentos estéticos são utilizados para devolver o volume que falta ao rosto, como o preenchimento com ácido hialurônico.
Além disso, é possível restaurar a qualidade da pele, prevenindo piora nas rugas com o uso de toxina botulínica, laser de rejuvenescimento e peelings clareadores.
Com o bioestímulo de colágeno é possível tratar as rugas, melhorando a qualidade da pele e atuando como prevenção também.
50 anos ou mais: procedimentos estéticos para combater o envelhecimento
É após os 50 anos que as mudanças mais drásticas ocorrem na pele. Com a menopausa, ocorre o aumento na velocidade do envelhecimento.
Dessa forma, a pele se torna ainda mais seca, com músculos do rosto mostrando progressiva rigidez. No entanto, os procedimentos estéticos indicados para essa fase contribuem para retardar o envelhecimento.
Durante essa fase, a aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico contribuem para completar os efeitos de estimuladores de colágeno.
Além disso, a aplicação melhora a hidratação da pele, permitindo que o tratamento a laser apresente melhores resultados. Com a sustentação e reposição do volume recuperado, é possível tratar a flacidez.
O bioestímulo de colágeno, por sua vez, atua na prevenção e no tratamento das rugas, promovendo melhoria na qualidade da pele.
Agora que você já sabe quais os procedimentos estéticos indicados para cada faixa etária, faça uma avaliação com um especialista. Ele vai indicar o melhor tratamento, de acordo com sua pele, e ajudar a elevar a sua autoestima e confiança.
Gostou deste artigo? Então, acompanhe nosso blog para conferir mais conteúdos sobre saúde e bem-estar. Entre eles, confira nosso checklist: