Otoplastia: você já ouviu falar sobre esse procedimento? Apesar do nome um pouco diferente, trata-se da cirurgia plástica das orelhas.
E esse é o assunto do nosso conteúdo de hoje. Acompanhe e saiba quando esse procedimento é indicado, a partir de qual idade pode ser realizado e como é o pós-operatório.
Otoplastia: a cirurgia plástica das orelhas que pode melhorar a sua autoestima
Não é de hoje que sabemos como uma distinção física, por menor que seja, pode impactar na autoestima de uma pessoa.
Especialmente porque, muitas vezes, ela passa a vida sendo alvo de piadas maldosas e de muito mau gosto!
Claro que, felizmente, muita gente passa bem por isso, sem a necessidade de recorrer a qualquer tipo de alteração na própria imagem. No entanto, quem assim desejar pode contar com uma correção estética, feita por meio de cirurgia plástica.
É justamente nesse sentido que entra a otoplastia. A cirurgia plástica das orelhas foi feita para aquelas pessoas insatisfeitas ou incomodadas com o formato dessa parte do corpo.
Quando a insatisfação interfere na vida da pessoa, pode ser mesmo o momento de realizar a cirurgia plástica.
A otoplastia é capaz de corrigir aquelas orelhas que são estruturalmente malformadas. O que pode ocorrer desde o nascimento ou por conta de algum tipo de deformidade em decorrência de um traumatismo ou lesão.
Pelas mãos de profissional capacitado, a correção cirúrgica melhora aspectos como formato, posição, angulação e até assimetria das orelhas do paciente.
A técnica contribui para o maior equilíbrio no que se refere à proporção entre as orelhas e a face do paciente. Isso porque ela repara, por exemplo, a famosa “orelha de abano”, situação em que as orelhas ficam proeminentes, mais salientes ou mais abertas.
Os primeiros resultados do procedimento podem ser observados logo após a cirurgia. O resultado final, contudo, aparece cerca de três meses após a cirurgia.
De toda forma, uma coisa é certa: essa cirurgia, bem executada, eleva a autoestima do paciente.
A partir de que idade pode ser realizada a otoplastia?
Infelizmente, a insatisfação com o formato da orelha pode ocorrer desde cedo, especialmente quando a pessoa sofre bullying.
Assim, se houver indicação médica para corrigir alguma deformidade, assimetria ou lesão, a cirurgia plástica das orelhas pode ser feita ainda na infância.
De modo geral, a partir de cerca de seis ou sete anos de idade, quando a orelha já está totalmente formada.
Como sempre, o correto é marcar uma consulta com um cirurgião plástico para conversar sobre o procedimento e tirar dúvidas.
O pré-operatório da cirurgia plástica das orelhas
As recomendações gerais para o pré-operatório da otoplastia são:
- Fazer jejum de oito horas antes da cirurgia;
- Conversar com o médico a respeito da necessidade de interromper algum tipo de medicamento um período antes da realização da otoplastia (é o caso dos anticoagulantes, por exemplo);
- Para os fumantes, interromper o consumo do cigarro pelo menos duas semanas antes do procedimento;
- Para facilitar a higiene, lavar os cabelos no dia anterior à cirurgia.
O pós-operatório da otoplastia
No período pós-operatório, por sua vez, as orientações gerais são:
- Permanecer com a cabeça protegida com faixas nas primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico
- Seguir usando uma faixa de malha compressiva pelos próximos 30 dias;
- Evitar atividades físicas no primeiro mês após a cirurgia plástica das orelhas
- Evitar a exposição ao sol e ao frio por pelo menos um mês.
A rotina profissional ou escolar pode ser retomada em alguns dias após o procedimento, desde que não sejam necessários grandes esforços físicos.
Garantindo os resultados esperados
Nunca é demais lembrar que, para obter os melhores resultados possíveis em relação à otoplastia, é fundamental seguir rigorosamente as orientações passadas pelo médico responsável.
Na verdade, esse cuidado é válido para todos os demais procedimentos cirúrgicos.
Assim como buscar pelos melhores profissionais na área também é crucial na hora de realizar uma cirurgia desse tipo. Nesse sentido, é fundamental pesquisar por cirurgiões qualificados e clínicas com as melhores referências no mercado.
A Dra. Silvia Forster (CRM-SP 128482) é Mestre em Ciências da Saúde e Cirurgiã Plástica especialista pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Com ampla experiência na realização de cirurgias plásticas, ela participa regularmente de congressos e cursos do setor. Assim, pode oferecer aos seus pacientes procedimentos modernos e com eficiência comprovada.
Suas técnicas aprimoradas e seu elevado senso estético somam-se à ética e grande responsabilidade para oferecer sempre os melhores resultados e segurança.
Para conversar sobre o seu caso e sobre as possibilidades de realizar a cirurgia plástica das orelhas, agende já uma consulta com a Dra. Silvia Forster!