Lipoaspiração: você sabe o que é?: Às vezes, por mais que se tenha uma vida saudável, regada à boa alimentação e à prática frequente de atividades físicas – ainda sobram aquelas famigeradas gordurinhas localizadas, difíceis de serem eliminadas do corpo.
E não são raras as ocasiões em que, justamente, esses excessos causam certo incômodo para quem os possui, gerando, inclusive, a queda da autoestima. Para isso, contudo, existe solução – e a lipoaspiração pode ser a resposta!
Isso mesmo, se você está nesse grupo de pessoas (seja homem ou mulher) que, mesmo mantendo-se longe da vida sedentária e investindo em uma dieta equilibrada, ainda não sente completa satisfação com o que vê no espelho, não se desespere. Existem procedimentos estéticos criados, especificamente, para resolver o seu problema.
Um dos mais conhecidos exemplos, nesse sentido, é a lipoaspiração – tema deste nosso artigo: Lipoaspiração: você sabe o que é? Acompanhe!
Lipoaspiração: o que é, para o que serve e para quem é indicada
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético, no qual o principal objetivo é a retirada do excesso de gordura do contorno corporal, deixando o corpo mais bem definido.
Ela é feita por meio de uma técnica de sucção que pode ser focada em uma determinada região do corpo. Mais especificamente, no local onde está a gordura indesejada, como, por exemplo, no abdome, no peito, nas costas, nas coxas, nos braços e nos glúteos.
A realização da lipo em mais de uma parte do corpo deve ser avaliada particularmente, de acordo com cada caso. Todavia, para a segurança do paciente, o indicado é que o volume total de gordura retirado não ultrapasse 5 a 7% do seu peso corporal.
Vale destacar, ainda, que o objetivo, da lipoaspiração é a redução de medidas, em áreas predeterminadas, mas não o emagrecimento acentuado de quem se submete à cirurgia. Bem por isso, o procedimento é indicado para:
- Pacientes que já estão no seu peso ideal, mas possuem as incômodas gorduras localizadas; e
- Pacientes apenas um pouco acima do peso ideal — mas que, ainda assim, tenham pele firme e elástica.
Em contrapartida, a lipoaspiração não é indicada para:
- Quem deseja perder grande quantidade de peso;
- Quem deseja remover pele ou eliminar flacidez;
- Quem possui doenças cardíacas;
- Pessoas com diabetes ou outras doenças crônicas;
- Quem costuma apresentar quadros de anemia, bem como de outras doenças imunológicas.
Tudo isso, além de outros detalhes essenciais, será explicado durante a consulta com o cirurgião plástico, quando você poderá aproveitar para fazer perguntas e tirar todas as dúvidas.
Pós-operatório da lipoaspiração
Em geral, no pós-operatório da lipoaspiração costuma haver alguma dor ou desconforto, logo na primeira semana após a cirurgia, período em que o paciente deve manter-se afastado das atividades rotineiras. Depois desse período, o mais comum é que já se possa retornar à rotina – ainda que com alguns cuidados e limitações.
É preciso, por exemplo:
- Seguir com a alimentação equilibrada;
- Usar a cinta ou as meias de contenção por cerca de 30 dias após o procedimento;
- Realizar drenagens linfáticas após o quarto ou quinto dia da cirurgia;
- Evitar ficar muito tempo em repouso (na cama ou no sofá, por exemplo).
Não esqueça, claro, que cada caso precisa de cuidados específicos. Exatamente por isso é crucial – tanto para o sucesso da lipoaspiração quanto para a sua saúde – seguir à risca todas as orientações e especificações do seu médico.
Mas, em quanto tempo é possível ver os resultados da lipoaspiração?
Os resultados da lipoaspiração variam de acordo com cada paciente, e conforme a dedicação de cada um no pós-operatório. De uma forma geral, depois de um mês da realização do procedimento já é possível observar as primeiras mudanças no corpo, visto que a pessoa já está bastante desinchada. Os resultados definitivos, contudo, aparecem após cerca de três ou seis meses da cirurgia.
Para melhores efeitos estéticos, a lipoaspiração pode ser associada à chamada lipoescultura, método no qual se usa a gordura retirada nesse primeiro procedimento para fazer a correção de depressões ou, mesmo, para aumentar o volume de determinadas áreas do corpo do paciente (aumentar os glúteos, por exemplo) – confira quais as cirurgias plásticas mais procuradas.
Cabe ao paciente, junto com o seu cirurgião plástico, definir se essa é a melhor opção para obter o resultado desejado. E, sempre é bom ressaltar, escolha um profissional experiente e capacitado a realizar o procedimento – como a Dra. Silvia Forster, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Agora que você sabe o que é lipoaspiração, Continue acompanhando os conteúdos de nosso blog e não perca nenhuma novidade relacionada à saúde e estética. Como os conteúdos abaixo: