fbpx

BLOG

Saiba tudo sobre a rinoplastia

Saiba tudo sobre a rinoplastia

Para muitas pessoas, a rinoplastia pode ser o melhor caminho para resgatar o bem-estar ou fazer as pazes com o espelho. Os números mostram: a busca pelo termo no Google cresceu mais de 4800% só no segundo trimestre de 2020.  

Afinal, o nariz é um elemento essencial para o equilíbrio do rosto, além de grande responsável pelo impacto na primeira impressão. Por isso, muitos pacientes recorrem à cirurgia como uma oportunidade de alcançar uma aparência mais simétrica e harmoniosa.  

Se você faz parte desta parcela e quer entender melhor como este procedimento funciona, seus benefícios, riscos e os cuidados no pós-operatório, este artigo pode ser de grande utilidade. Então siga na leitura para saber mais.  

Rinoplastia: uma visão geral  

Como uma cirurgia que altera a forma do nariz, esta tem sido uma solução bastante popular para pessoas que buscam mudar a aparência dessa parte do rosto, melhorar a respiração ou ambos.  

A parte superior da estrutura do nariz é osso e a parte inferior é cartilagem – e a cirurgia pode ser aplicada para alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três elementos. Cabe ao seu cirurgião indicar se a rinoplastia é apropriada para o seu caso e suas expectativas sobre os resultados.  

Ao planejar a cirurgia, o profissional responsável levará em consideração outras de suas características faciais: a pele do nariz, formato do rosto, volume de ossatura e cartilagem, além do que você gostaria de mudar – e desenvolverá um plano personalizado para o seu caso.  

5 motivos para fazer uma rinoplastia 

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas desejam mudar a aparência de seus narizes.  

Isso ocorre porque a remodelagem do nariz pode alterar o equilíbrio e as proporções de todo o rosto, mudando sua aparência e a maneira como você se sente em relação à sua aparência. Mas existem também outras questões: 

1) Corrigir o desvio de septo nasal 

Um desvio de septo ocorre quando o septo nasal, que é a cartilagem que divide a metade da cavidade nasal, parece estar torto. Esse quadro pode causar dilemas tanto cosméticos quanto médicos. 

A maioria das pessoas tem algum tipo de desequilíbrio e pequenos desvios, que geralmente não requerem nenhuma invenção cirúrgica. Afinal, é improvável que causem quaisquer sintomas médicos.  

Porém, se estiver particularmente descentrado, pode causar problemas nos seios da face. Isso vai desde um nariz obstruído cronicamente e até uma dificuldade efetiva para respirar – especialmente se um lado do nariz estiver gravemente obstruído. 

Uma rinoplastia tradicional também pode ser combinada com septoplastia, que é um procedimento que pode reparar um desvio endireitando o septo nasal e reposicionando-o no centro do nariz para que ambas as passagens nasais tenham o mesmo tamanho. 

2) Alterar o tamanho do nariz 

Os pacientes possuem muitas preocupações diferentes sobre seu nariz que esperam resolver com a rinoplastia. Mas, no geral, isso significa que eles consideram seu nariz muito longo ou muito grande. Então como resultado disso, eles o consideram fora de proporção com o restante de suas características faciais. 

Em sua primeira consulta, o paciente pode discutir o que deseja mudar em sua aparência. Assim é possível alinhar expectativas sobre o tamanho do nariz que gostaria de atingir. A partir daí o cirurgião poderá falar mais sobre sua experiência e também dar uma indicação do tipo de resultados que podem ser esperados de uma rinoplastia. 

3) Mudar o formato do seu nariz 

Além do tamanho, o formato do nariz também é uma preocupação dos pacientes de rinoplastia. É comum que as pessoas cheguem em nosso consultório buscando soluções para alterar o ângulo do nariz, remodelar a ponta ou endireitar a ponte do nariz, se houver uma protuberância perceptível. 

A remodelagem do nariz pode criar uma aparência mais simétrica, alterando as proporções de todo o rosto. Assim é possível mudar a percepção do paciente sobre como ele vê e como se sente sobre sua aparência. 

4) Estreitar as narinas 

Um cirurgião especialista pode mudar a aparência estética da maioria dos aspectos do nariz, quaisquer que sejam as preocupações do paciente.  

Todos os procedimentos de rinoplastia são totalmente adaptados às necessidades e requisitos individuais. O foco é sempre na aparência que o paciente deseja obter. 

A cirurgia do nariz pode incluir a redução do tamanho das narinas, que em alguns são casos são consideradas muito largas. Isso pode ser realmente eficaz na criação de uma proporção mais equilibrada para o rosto, restaurando a autoconfiança e simetria facial geral. 

5) Aliviar problemas respiratórios 

Embora a rinoplastia seja tipicamente um procedimento eletivo, às vezes pode haver indicações médicas, combinadas ou não às questões cosméticas. 

Desvios de septo podem ser corrigidos, o que vai ajudar a limpar as vias respiratórias para que o paciente possa respirar mais facilmente. Para isso, existem tipos diferentes de cirurgias do nariz – saiba mais no próximo tópico. 

Aproveite para ler também: 

Lipoaspiração e lipoescultura: existe diferença? 

Diferentes tipos de rinoplastia 

A rinoplastia é uma solução muito eficaz para melhorar questões estéticas e de saúde. Porém, existem diversos tipos de cirurgia no nariz, cada uma com um resultado pretendido diferente. 

Afinal, o corpo de cada pessoa é único e, portanto, todas as cirurgias – incluindo as estéticas – serão ligeiramente diferentes. Vamos explorar os diferentes tipos de cirurgias de nariz disponíveis e para quais finalidades elas servem. 

Rinoplastia de redução 

A rinoplastia redutora faz exatamente o que diz: reduz o tamanho do nariz. A opção por esse tipo de cirurgia tem como objetivo reduzir o tamanho geral do nariz ou se concentrar em áreas específicas que precisam ficar menores, como a ponta, uma saliência ou protuberância e muito mais.  

Durante este processo, o redimensionamento é geralmente feito removendo cartilagem e / ou osso do nariz para atingir a forma e o tamanho desejados. 

Rinoplastia de Aumento 

Nesta técnica, o cirurgião realiza enxerto de osso ou tecido para construir a ponta e / ou ponte nasal. Em muitos casos, ele usa cartilagem de outras partes do nariz, geralmente do septo nasal. 

Porém, se o paciente não tiver tecido suficiente nessa área, vários materiais estão à disposição do cirurgião para aumentar o nariz. Estes incluem implantes sintéticos, materiais alógenos ou implantes autólogos (colhidos do próprio tecido do paciente). Em alguns casos, pode ser necessário fazer também um enxerto de pele. 

Rinoplastia Pós-Traumática 

A estrutura nasal é uma parte delicada da anatomia humana, composta por pequenas e intrincadas partes que se interligam para criar o formato do seu nariz.  

Quando o nariz sofre uma lesão, uma série de questões podem afetar essa estrutura cuidadosamente equilibrada. Então isso pode incluir ossos quebrados, danos na cartilagem, alterações visíveis na aparência do nariz, desvios internos, assimetrias internas e externas e até problemas respiratórios. 

O sangramento também é motivo de preocupação, pois coágulos de sangue podem se formar ao redor do septo nasal e bloquear o fluxo normal de sangue. Isso levará à morte dessa partição da cartilagem entre as vias aéreas, uma condição clinicamente conhecida como hematoma septal. A ponte do nariz pode colapsar como resultado, levando a um nariz em sela ou deformidade do nariz de boxeador. 

A rinoplastia pós-traumática trata dessas lesões do nariz, que podem causar danos às vias aéreas. As causas mais comuns dessas lesões geralmente resultam de lesões esportivas, acidentes de carro e brigas. 

Rinoplastia reconstrutiva 

A rinoplastia reconstrutiva se refere à cirurgia necessária para restaurar o tecido ausente ou danificado além do reparo. O reparo cirúrgico requer o uso de enxertos e retalhos de várias partes do corpo para restaurar os tecidos componentes ausentes. 

Devido à natureza complexa deste procedimento, os pacientes podem necessitar de vários procedimentos durante um período de vários meses. Além disso, a rinoplastia reconstrutiva é um procedimento especializado e os pacientes devem procurar cirurgiões com larga experiência na área. 

Rinoplastia de Refinamento 

Reclamações sobre a ponta nasal estão entre os principais motivos para a rinoplastia. Muitos pacientes ficam insatisfeitos com a forma como o nariz aponta para cima ou para baixo na ponta, como a ponta é arredondada ou bulbosa ou como ela é pontiaguda. Por ser a área mais protuberante do rosto, a projeção da ponta é extremamente importante para a aparência e percepção de um rosto. 

A rinoplastia de refinamento é um procedimento altamente individualizado que atende especificamente às características faciais exclusivas de cada indivíduo.  

Rinoplastia Étnica 

Uma cirurgia nasal em que o nariz é alterado cirurgicamente para criar uma aparência simétrica e esteticamente agradável. O objetivo é proporcionar uma aparência que se adapta ao rosto do paciente de maneira personalizada, mas sem diminuir as características étnicas do paciente. 

Rinoplastia de revisão ou secundária 

Este é um procedimento cirúrgico projetado para reparar a forma e a função de um nariz que foi operado anteriormente.  

Muitas pessoas têm dificuldade para respirar pelo nariz ou estão insatisfeitas com a aparência estética do nariz como resultado de uma cirurgia nasal anterior. Por isso é essencial saber como a rinoplastia é realizada. Para saber mais sobre o procedimento, veja o próximo tópico. 

Leia também: Mitos e verdades sobre próteses mamária 

Rinoplastia: o que esperar da cirurgia? 

A rinoplastia requer anestesia local com sedação ou anestesia geral. Isso é determinado de acordo com o grau de complexidade da cirurgia e da preferência do cirurgião. Por isso, essa é uma pergunta que você deve fazer ao seu médico antes da cirurgia. Juntos vocês poderão decidir qual é o tipo de anestesia mais apropriado para você entre:  

  • Anestesia local com sedação: esse tipo de anestesia geralmente é aplicado em um ambiente ambulatorial. É limitado a uma área específica do corpo do paciente. O profissional responsável injeta um medicamento analgésico nos tecidos nasais, sedando o paciente com um medicamento injetado por via intravenosa (IV). Dessa forma, o paciente fica sonolento, mas não totalmente adormecido; 
  • Anestesia geral: o paciente recebe o medicamento (anestésico) por inalação ou por meio de um pequeno tubo (linha IV) colocado em uma veia da mão ou braço. A anestesia geral afeta todo o seu corpo e faz com que o paciente fique inconsciente durante a cirurgia. A anestesia geral requer um tubo de respiração.  

Seu cirurgião pode alterar a forma de seus ossos nasais ou cartilagem de várias maneiras. Isso é definido de acordo com o que e quanto precisa ser removido ou adicionado, a estrutura de seu nariz e os materiais disponíveis.  

Para pequenas alterações, o cirurgião pode usar cartilagem retirada da parte interna do nariz ou da orelha. Para mudanças maiores, o cirurgião pode usar cartilagem de sua costela, implantes sintéticos ou osso de outras partes de seu corpo.  

Se a parede entre os dois lados do nariz (septo) estiver torta ou desviada, o cirurgião também pode corrigi-las para melhorar a respiração

Uma vez que o osso e a cartilagem foram esculpidos, o cirurgião puxa a pele de volta para baixo e costura ao longo da incisão aberta da rinoplastia, através da columela. Com o procedimento encerrado, as incisões são feitas dentro das narinas. Dessa forma é possível evitar cicatrizes visíveis. Já as suturas geralmente são dissolvíveis. 

Etapas finais da cirurgia 

Assim que o procedimento for concluído, o cirurgião fixará um gesso ou tala. Isso deverá ser usado sobre o nariz durante o período de recuperação. 

Ao fim da cirurgia, o paciente é levado para uma sala de recuperação, onde a equipe acompanha o seu retorno. Dependendo da extensão da cirurgia e do histórico médico, o paciente pode ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte. 

Preparação para a rinoplastia: cuidados essenciais 

A consulta e os exames pré-operatórios são uma parte essencial do plano cirúrgico. Porém, existe ainda um conjunto de dicas de preparo que ajudam a vivenciar um procedimento e uma recuperação mais tranquilos.  

Leia e aprenda tudo o que um paciente de rinoplastia precisa fazer antes de sua cirurgia – na verdade, essas dicas são válidas para outras cirurgias plásticas também.: 

Cheque sua medicação rotineira com seu cirurgião 

No geral, os cirurgiões recomendam evitar alguns medicamentos por cerca de duas semanas antes da rinoplastia. 

O motivo é que alguns deles podem prejudicar a coagulação, aumentando os riscos de um sangramento excessivo: 

  • Aspirina,  
  • Gingko biloba, 
  • Heparina, 
  • Varfarina. 

Você também deve checar o consumo de suplementos vitamínicos – especialmente aqueles com vitamina E em sua composição. Por isso verifique com seu médico quais medicamentos devem ser mantidos neste período. 

Com o fumo, o dióxido de carbono afeta negativamente os vasos sanguíneos e a nicotina restringe a quantidade de oxigênio que chega a diferentes partes do corpo. Dessa forma, isso aumento o risco de algumas complicações durante a cirurgia e uma cicatrização retardada ou inadequada. 

Já o álcool, dilui o sangue e pode gerar problemas durante a cirurgia, como complicações na anestesia ou sangramento excessivo descontrolado. 

Aumente a ingestão de proteínas 

A dieta antes da rinoplastia é muito importante e deve ser levada a sério enquanto durante este período de preparação. 

É altamente recomendável aumentar o consumo de alimentos altamente ricos em proteínas, como ovos, carne, soja e frango. Especialmente nas três semanas antes da cirurgia. A proteína acelera o processo de cicatrização e ajuda os pacientes a superar o trauma da cirurgia. 

Respeite o jejum recomendado por seu cirurgião antes da cirurgia 

O cirurgião provavelmente orientará o paciente a apresentar-se em jejum para a cirurgia. Normalmente, a indicação é permanecer em jejum 8 horas antes da cirurgia, porque o estômago vazio pode ajudar a garantir você faria um procedimento mais seguro. 

Isso ocorre porque, durante a anestesia, seu corpo não consegue impedir que o conteúdo do estômago migre para os pulmões, causando problemas respiratórios. 

Tome um banho caprichado antes da rinoplastia 

Adotar uma rotina higiênica completa antes da cirurgia reduz o risco de infecção durante a operação. Para tomar banho, use um sabonete antisséptico ou outro sabonete recomendado para livrar a pele de bactérias e sujidades. Certifique-se também de não usar nenhum perfume, óleo, loção ou creme após o banho. 

Não use maquiagem e joias ao apresentar-se para a cirurgia 

Evite usar maquiagem, esmalte de unha e produto para cabelo. Caso contrário, seu médico pode ser induzido a erro quanto à detecção de hipoxemia (baixo nível de oxigênio no sangue). 

Além disso, remova todas as suas joias e lentes de contato antes da operação, pois são um terreno fértil para bactérias e podem causar infecção durante a cirurgia. 

Garanta seus insumos médicos para a recuperação 

Compre todos os medicamentos prescritos, pomadas, enxágues, aplicadores de algodão e lenços de papel antes do procedimento. Assim você evita sair durante a recuperação e se expor ao sol e a possíveis acidentes na rua. 

Separe roupas confortáveis e com abertura frontal 

Prefira roupas macias e largas para usar após a cirurgia. Calças com cintura elástica, camisas de botão e sapatos slip-on são boas opções para seu “look pós-rinoplastia”. 

Cuidados após a rinoplastia  

Após a cirurgia, o paciente precisa repousar sempre com a cabeça elevada, para reduzir o sangramento e o inchaço. O nariz pode permanecer congestionado por um certo período, devido ao inchaço.  

Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por um a sete dias após a cirurgia. O médico também coloca uma tala no nariz, para proporcionar proteção e apoio, por cerca de uma semana.  

Dica: saiba qual o momento ideal para realizar uma cirurgia plástica! 

Possíveis riscos  

Como em qualquer cirurgia de grande porte, a rinoplastia envolve riscos como:  

  • Sangramentos;  
  • Infecções;  
  • Reações adversas à anestesia.  

Além disso, convém observar algumas questões, geralmente decorrentes da falta de habilidade profissional, como:  

  • Dificuldade em respirar pelo nariz;  
  • Dormência dentro e ao redor do nariz;  
  • Aparência assimétrica;  
  • Dor, descoloração ou inchaço que podem persistir;  
  • Cicatrizes;  
  • Perfuração septal;  
  • Necessidade de cirurgia adicional.  

Assim, vale ressaltar a necessidade de escolher um profissional com experiência para realizar sua cirurgia.  

Dicas para uma rinoplastia com recuperação mais rápida e com resultado positivo  

Para atingir os resultados esperados de uma cirurgia plástica é imprescindível seguir todas as recomendações do profissional e mais alguns cuidados. Acompanhe!  

  • Ouça o seu médico: você pode ler diversos artigos da web como este, mas nada se compara às recomendações feitas por seu cirurgião plástico facial;  
  • Escute seu corpo: se algo não parecer certo após a cirurgia, converse com seu médico imediatamente;  
  • Use compressas frias: isso pode ajudar a reduzir o inchaço. Apenas tome cuidado para não aplicar a compressa diretamente no nariz. Também é importante evitar o calor – banhos e sopa quentes podem ser agradáveis, mas não são tão bons para o um nariz inchado;  
  • Descanse bastante: seu corpo usa energia para se curar e dormir sete ou oito horas por noite dá ao corpo tempo para restaurar essa energia;  
  • Mantenha uma dieta saudável: a proteína é essencial da recuperação da pele, dos músculos, da cartilagem e do sangue. Uma dieta composta de oleaginosas, carne, ovos, iogurte, peixe e outros alimentos ricos em proteínas ajudará seu corpo a reconstruir o tecido danificado dentro e ao redor do nariz;  
  • Não assoe o nariz: resista ao impulso de assoar o nariz e converse com seu médico sobre o uso de um spray nasal com solução salina para hidratar suavemente as vias nasais até que o inchaço diminua;  
  • Evite exercícios físicos: na maioria dos pacientes, leva cerca de seis semanas para os ossos do nariz cicatrizarem após a cirurgia;  
  • Evite se expor ao sol: queimaduras solares podem gerar cicatrizes escuras e aumentar o inchaço no local;  
  • Não fume: a nicotina limita o fluxo sanguíneo, tornando mais difícil para o seu corpo se curar.  

Consulta contribui para decisões mais seguras e assertivas  

Se você tem planos de realizar uma rinoplastia, marque uma consulta com um cirurgião para discutir o assunto. Aproveite o momento para falar abertamente sobre o que o incomoda no seu nariz, como você gostaria de mudá-lo, suas expectativas e dúvidas.  

O cirurgião plástico pode descrever as características faciais que tornam seu nariz único e mostrar como as mudanças melhorariam sua aparência e sua autoestima. O profissional também levará em consideração sua saúde geral e histórico médico – abordando assim os riscos, o tempo de recuperação e os custos envolvidos.  

Juntos vocês decidirão entre as várias técnicas para remodelar o nariz e chegar o mais próximo do resultado esperado. Assim, quando você decidir ir em frente, saberá exatamente o que esperar.  

Marque um horário com a Dra. SIlvia Forster, especialista em rinoplastia, e comece hoje mesmo a recuperar sua autoestima: 

Agende hoje mesmo sua consulta! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia.

Receba Conteúdos Exclusivos!

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster