Dúvidas sobre abdominoplastia: Ter aquela barriga perfeita é o sonho de muita gente, e pode ser o seu também!
E não se engane achando que esse tipo de coisa é futilidade – pelo contrário, tudo o que influencia a sua autoestima não deve ser ignorado. Foi pensando nisso que, hoje, queremos apresentar a você um procedimento cirúrgico estético chamado abdominoplastia – voltado, justamente, a quem quer jogar para escanteio todas aquelas gordurinhas abdominais indesejadas.
Saiba mais sobre a técnica, vamos as dúvidas sobre abdominoplastia a seguir!
Dúvidas sobre abdominoplastia
A abdominoplastia, que também é conhecida como plástica do abdome, é um procedimento realizado para:
- Remover a gordura da região abdominal;
- Eliminar o excesso de flacidez da pele (em alguns casos, até a pele extra), bem como as estrias ao redor do umbigo (se essas existirem).
Nesse tipo de cirurgia, o profissional é capaz de restaurar os músculos abdominais do paciente, que estão enfraquecidos ou separados, dando ao paciente um perfil abdominal mais tonificado.
Mas, para quem é mais indicada a cirurgia para abdome? A abdominoplastia é indicada para homens ou mulheres que:
- Estão insatisfeitos com a aparência abdominal — por conta da gordura extra, da flacidez da região, ou das estrias no local;
- Que possuem a musculatura abdominal fraca;
- Perderam muito peso em pouco tempo;
- Fizeram uma cirurgia bariátrica;
- São geneticamente predispostos a acumular gordura no abdome.
No caso específico das mulheres, a cirurgia para abdome também é recomendada para aquelas que já passaram por alguma gestação e querem restabelecer a aparência tonificada da região abdominal.
Aliás, especialmente para mulheres, sugerimos a leitura de artigo sobre os fatores que influenciam o tamanho da prótese mamária.
Há contraindicações para a abdominoplastia?
Vale alertar que esse tipo de cirurgia para abdome não é indicado para pessoas que têm como objetivo perder, por meio dela, uma grande quantidade de peso. Esse não é o intuito da técnica. Sendo assim, ela não é indicada para pessoas muito acima do seu peso ideal.
Pessoas diabéticas, com hipertensão, ou algum outro tipo de problema crônico devem ter o seu caso avaliado particularmente para saber se podem se submeter ao procedimento da abdominoplastia.
Além disso, a cirurgia não é indicada para mulheres que pretendem engravidar em seguida, visto que a gravidez altera os resultados da técnica – a cirurgia plástica requer reflexões sobre o momento certo para ser realizada!
Na verdade, existem fatores a serem considerados para ter certeza de que é o momento de certo para realizar uma cirurgia plástica.
Como é o pós-operatório da cirurgia para abdômen?
Dentre os cuidados mais comuns no pós-operatório da abdominoplastia, estão:
- O uso de bandagens e malha elástica por cerca de 30 dias – para auxiliar na diminuição do inchaço e nos novos contornos da região abdominal;
- O uso de um dreno (se necessário) – para ajudar na sucção de sangue e fluido que podem ficar acumulados no local;
- A dispensa temporária de exercícios físicos e da exposição ao sol – ainda que sejam necessárias pequenas movimentações, como caminhadas curtas, para melhorar a circulação sanguínea;
- A realização de sessões de drenagem linfática, após alguns dias da cirurgia – para ajudar na redução de líquidos, bem como na circulação do sangue.
A volta à rotina deve acontecer somente após liberação médica. Vale lembrar que seguir à risca todas as orientações do médico para o período pós-operatório é crucial tanto para alcançar os melhores resultados em qualquer procedimento cirúrgico, quanto para preservar a saúde do paciente.
Quando será possível ver os resultados da abdominoplastia?
Em geral, os primeiros resultados desse tipo de cirurgia para abdome já aparecem logo após a realização do procedimento. Apesar de mais modelada, a região abdominal, contudo, ainda vai permanecer inchada por algumas semanas – o inchaço vai reduzir gradativamente, mostrando, com o tempo, cada vez mais os benefícios da técnica.
Já os resultados definitivos ficarão visíveis, de fato, em cerca de oito ou doze meses após a cirurgia.
Dúvidas sobre abdominoplastia: E quanto à cicatriz?
A incisão para a realização da abdominoplastia costuma ser feita acima dos pelos púbicos. O tamanho da cicatriz vai depender de como a técnica é executada pelo cirurgião, mas a marca costuma ser discreta – em caso de praia, por exemplo, ela costuma ficar disfarçada pelo uso dos trajes de banho.
Em termos de cor, a cicatriz pode ter um tom avermelhado nos primeiros meses depois de feito o processo cirúrgico, mas tende a clarear com o passar do tempo.
Na verdade, todas essas informações, além de outros detalhes, podem ser discutidos na consulta com o seu cirurgião plástico, momento em que você poderá fazer perguntas e tirar dúvidas
Então, gostou dos benefícios da abdominoplastia? Quer conquistar aquele abdome dos sonhos, mas ainda ficou com alguma dúvida?
Isso é fácil de resolver: entre em contato com a clínica de cirurgia plástica Silvia Forster e acabe com qualquer insegurança a respeito do procedimento. Estamos à sua disposição: